Bianca Alves
14 jul. 2023 • 11 am 00 min • Mercado Imobiliário ,Webinares/Lives

Como usar a Inteligência Artificial no mercado imobiliário

Usar ferramentas baseadas em Inteligência Artificial no mercado imobiliário possibilita que a sua empresa se consolide no Smart Real Estate
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Inteligencia artificial na era das imobiliárias

A Inteligência Artificial no mercado imobiliário é um meio para promover inovação. Esse é um fenômeno cada vez mais consolidado conhecido como Smart Real Estate.

Para que isso se concretize, é necessário contar com bons profissionais que possam extrair os melhores resultados das ferramentas baseadas em IA. Entretanto, não é a tecnologia que vai salvar uma empresa, e sim o uso dela como parte de um planejamento maior e com objetivos bem estruturados. 

Em live no canal da CashGO no YouTube, nosso Co-founder João Palhares entrevistou Gustavo Zanotto, um dos criadores do podcast PropTalks, especializado em inovação e tecnologia, para trazer a você insights sobre o uso da Inteligência Artificial no mercado imobiliário e como sua imobiliária pode potencializar resultados usando essa tecnologia.

Os benefícios da Inteligência Artificial no mercado imobiliário

As IAs vêm ajudam a otimizar a vida dos profissionais de qualquer segmento. Com a habilidade de entender padrões e prever possíveis resultados, as ferramentas podem se tornar grandes aliadas na venda de produtos e serviços.

“Nós vivemos em um mercado hoje em que tudo que nós fazemos tem a ver com o uso de tecnologia. Você escolhe seu transporte, sua comida, o hotel, compra passagens aéreas (…) Nos próximos 5, 10 anos, tudo que nós formos fazer vai ter tecnologia embarcada. Mas não podemos esquecer do fator humano”, afirma Gustavo, que acredita que a inovação está mais conectada à execução do que à tecnologia utilizada no processo.

Portanto, entender que a lógica de consumo mudou e se adaptar às novas formas de procura por produtos e serviços são essenciais para prosperar no ramo imobiliário. “A Inteligência Artificial só vai existir e ajudar as empresas e profissionais quando eles souberem fazer a gestão eficiente dessa tecnologia”, afirmou.

Para Gustavo, o profissional que souber trabalhar com Inteligência Artificial terá um ganho exponencial em produtividade. Isso possibilitará gerar cada vez mais resultados para a organização, seja por meio de novos relacionamentos, ou fechando novos negócios.

O primeiro passo é entender os benefícios que a IA pode trazer para o dia a dia da imobiliária e, a partir disso, achar formas de encaixá-la em processos já estruturados, otimizando tempo e diminuindo esforços. Para Gustavo, existem 4 benefícios específicos no uso de Inteligência Artificial no mercado imobiliário:

1) Reconhecer padrões e gerar insights

As IAs funcionam por meio do reconhecimento de padrões. Por esse motivo, se você fizer uma pergunta aberta, sem informações específicas, poderá receber respostas genéricas que não condizem com a realidade e necessidade do seu negócio. 

Fornecer informações e dados nas ferramentas que possuem IA embarcada é uma forma de gerar insights precisos, que irão auxiliar você na tomada de decisão e modelagem do seu produto ou serviço.

Entender os padrões de compra das suas soluções e outras especificidades do seu público-alvo são pontos importantes para o desenvolvimento de processos certeiros, otimizados e que irão trazer resultados mais consistentes.

2) Criar novos produtos e serviços

Uma IA pode analisar o seu portfólio de produtos, entender o perfil de compra do seu cliente e, a partir disso, criar um novo produto com o modelo ideal de venda. Com base em dados reais, disponíveis na sua própria base de informações, é possível otimizar um processo de criação que antes demoraria um tempo significativamente maior e demandaria uma quantidade intensa de pesquisa.

3) Mapear público-alvo

Cansado de mapear clientes por meio de planilhas de Excel? Deixe a IA fazer esse trabalho por você! Entendendo os padrões fornecidos por esses dados, a IA irá gerar insights que o aproximará de públicos semelhantes aos seus.

“O cliente que é comprador de um determinado tipo de produto tem essas características, e aí isso ajuda até no Marketing. Eu não vou ter desperdício de dinheiro com publicidade porque vou ser mais assertivo para encontrar o cliente certo para o produto certo”, explica Gustavo.

4) Encurtar a jornada de conversão

Por fim, ferramentas baseadas em IA podem auxiliar a sua empresa a encurtar a jornada de conversão de um produto certo para o cliente certo. 

“Para que você tenha ganho de produtividade e diferencial competitivo de mercado, você precisa ter processos bem estabelecidos. Saber exatamente em que momento da jornada você deve atuar, com qual tipo de ferramenta, com qual tipo de profissional. De que maneira a sua imobiliária ou corretor deve entrar naquele momento da jornada, com qual tipo de cliente. E a partir do momento que você altera esse processo, você inova”, concluiu.

Os desafios do uso de Inteligência Artificial no mercado imobiliário

Ainda de acordo com Gustavo, as ferramentas de Inteligência Artificial promovem um mercado onde os atritos entre quem quer comprar e quem quer vender são menores. Desta forma, é possível ter um processo com mais transparência, direcionamento e, consequentemente, maior ganho financeiro.

“Se consigo diminuir os atritos, consigo deixar uma engrenagem rodando de forma mais limpa, mais transparente, é onde eu torno a minha inteligência de negócio mais apurada. É aí que eu consigo elevar os meus negócios e trazer resultados financeiros na ponta”, disse.

Portanto, é importante que as imobiliárias invistam em profissionais capacitados, que estejam se qualificando na área de IA, e que possam agregar capacidade analítica aos processos da organização. Ter esse conhecimento dentro de casa, e contar com profissionais que saibam fazer as perguntas certas e, assim, extrair os melhores insights, é a receita para processos cada vez mais fluidos e com menos atritos.

“Só vai ficar no mercado, só vai seguir atuando no mercado, aquele profissional que se adaptar ao uso das IAs. Porque é ele que substitui o profissional que ainda não entendeu que o mercado mudou, que o comportamento de consumo mudou”, explicou.

Para Gustavo, um dos grandes desafios está em os profissionais entenderem que a IA é uma ferramenta que vem para agregar, e não para salvar os seus negócios. O cliente pode usar essas tecnologias para ter acesso a dados que ele acredite que são importantes, mas ele precisa do profissional que está na ponta para guiá-lo pelo processo de tomada de decisão na hora da compra de um imóvel.

Portanto, buscar boas fontes de informação que possam potencializar o seu conhecimento e aproveitar a tecnologia a seu favor são os primeiros passos que você deve tomar nesse novo contexto da Inteligência Artificial no mercado imobiliário. 

Dicas práticas para quem está começando na área de IA

Uma das dicas dadas por Gustavo é estudar o que empresas fora do mercado imobiliário estão fazendo para criarem produtos e serviços inovadores. Cases como iFood, Amazon e Apple são alguns exemplos apontados como fontes para entender o atual cenário da tecnologia mundial.

Observar o mercado é um ponto importante do aprendizado, pois é por meio dos cases de outras empresas que a sua imobiliária poderá entender onde existem oportunidades de melhoria e de criação de novos produtos.

Outro ponto é entender os players do mercado imobiliário que estão usando tecnologia para criarem soluções inovadoras. “Se tem alguém no mercado que traz solução de base tecnológica, eu vou me apoiar neles, eu vou entender o que eles estão fazendo”, argumentou Gustavo.

“A CashGO tem tecnologia em seu negócio. Vocês estão olhando para problemas do mercado com suporte de tecnologia. Então, vamos entender o que a CashGO fez? Vamos entender o que outras startups fizeram? Como eu posso trabalhar junto com eles?”, explicou.

Outra dica é consumir artigos e livros voltados para a temática que você quer aprender mais. Buscar conhecimento gera resultados e, desta forma, você estará cada vez mais apto a entender o mercado e criar soluções que geram valor.

Por fim, Gustavo reforçou que é importante não procurar tecnologia só pela tecnologia, e sim para aprender constantemente. Apenas entendendo o mercado, observando os concorrentes e analisando os resultados do seu negócio é que você será capaz de entender qual tecnologia pode melhorar o dia a dia da sua imobiliária.

Assista nossa CashLive sobre o Smart Real Estate:

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