Bianca Alves

Como a Brognoli tornou-se sinônimo de inovação no mercado imobiliário

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Brognoli Negócios Imobiliários

Fundada em 14 de junho de 1955, por Thales Brognoli, a Brognoli Negócios Imobiliários tem mais de 60 anos de uma história de sucesso. Já com uma trajetória de 30 anos, trilhada com muito trabalho e constante evolução, pensando no crescimento do negócio, Marcelo Brognoli, filho do fundador, sentiu a necessidade de modernização. Neste momento, foi dado o pontapé inicial para a consolidação da liderança de locações e para a abertura da Brognoli Vendas, Brognoli Condomínios, Brognoli Advocacia, Brognoli Prest-serv e Brognoli Incorporações, sendo uma das grandes referências no país. 

Atualmente, a Brognoli tem atuação em Florianópolis e Grande Florianópolis, com oito agências interligadas direcionadas a aluguéis, vendas e corretagem de seguros. Sob o comando do CEO Eduardo Barbosa, o negócio segue em busca constante de inovação para melhorar a experiência do cliente, se adequando sempre às exigências do mercado atual e focando em superar desafios. 

Nesse sentido, o CEO da empresa acredita que um dos maiores desafios do mercado imobiliário é rentabilizar as imobiliárias. Sendo assim, o trabalho na Brognoli vem sendo pautado na rentabilidade de diversas formas, mas sem esquecer o principal, que é a experiência do cliente.

Foi nesse desafio que trabalhamos nos últimos anos: como conseguir ampliar a rentabilidade com mais produtos e serviços para oferecer ao cliente. A partir daí olhamos também a experiência do cliente, pois a administração em si gera engajamento, mas muito abaixo do que se pode gerar quando melhoramos a experiência e oferecer ao cliente um portfólio de produtos e serviços que são necessários, mas que muitas vezes as imobiliárias acabam não olhando”, afirma Eduardo Barbosa. 

 

Parceria com a CashGO 

Para oferecer mais uma oportunidade aos clientes e também fortalecer a rentabilidade do negócio, a Brognoli Negócios Imobiliários fechou parceria com a CashGO. Desde agosto de 2022, a empresa é uma das parceiras que mais realiza operações de antecipação de aluguel, chegando a marca de  de 1 milhão de reais  antecipados.

O proprietário muitas vezes precisa de um dinheiro extra. Com a CashGO conseguimos oferecer uma alternativa para ele antecipar sonhos”, destaca o CEO. 

Eduardo afirma que a flexibilidade é um ponto importante na parceria, pois a imobiliária busca parceiros que escutem o cliente e fazem ajustes necessários no produto para atender a demanda de cada um, como faz a CashGO, assim se torna um bom argumento para rentabilização, captação e retenção de clientes.

“A Antecipação de Aluguel é um bom argumento para trabalhar proprietários que estão buscando realizar algo a curto prazo, mas o valor do aluguel só vem mensalmente. Com a Antecipação eles conseguem realizar projetos sem comprometer a renda, já que vai ser pago com o aluguel que entra todo mês.”

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Tecnologia e inovação

Com um mundo cada vez mais tecnológico, a transformação digital e a inovação estão ganhando espaço em diversos segmentos. Eduardo acredita que no mercado imobiliário ainda caminha devagar, mas que é preciso que as imobiliárias estejam abertas para culturas cada vez mais inovadoras. Na Brognoli esse processo aconteceu com o contato com as startups, provando a importância de se conectar com empresas de tecnologia e acreditar no potencial que elas têm. 

A inovação em si é uma questão de cultura. Como se constrói uma cultura dentro de algo que já se estabeleceu? Nesse sentido, nos aproximamos de ecossistemas de inovação. Assim, levamos nossos gestores e nossas pessoas para perto desses ecossistemas, e também buscamos conectar startups com a Brognoli, disponibilizando ela como um grande laboratório ou um campo de experimentação para que as startups pudessem testar os produtos. Isso contribui para a mudança de cultura, e hoje um dos pilares da Brognoli é a inovação.

Além disso, Barbosa destacou que é fundamental buscar inovação aberta e startups, com foco nas melhores mentes, que estão dispostas a realmente construir novas frentes, novos serviços e produtos. Ele afirma que isso gera uma nova gama de valor pro cliente. 

 

O papel da liderança na imobiliária

Além de estar sempre de mente aberta para as inovações, um negócio de sucesso tem que trabalhar com eficiência. Para isso, é importante que colaboradores estejam sempre alinhados e líderes saibam ocupar esta posição. Dessa maneira, valorizando a capacidade e provocando seus liderados ao melhor desempenho e a acompanhar as tendências do mercado. 

Temos que desmistificar o papel do líder como aquele ser onipresente, que decide tudo, que resolve tudo e trazer a partir disso a questão da ambidestria. Líderes têm que provocar os seus liderados a olhar para eficiência operacional não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. É aí que falo sobre ambidestria, trabalhar a eficiência mas também buscar novos projetos, olhando tecnologia, comportamento, tendências… como é que o mundo está se comportando? Para onde o mundo vai? A partir disso conseguir estabelecer projetos que façam com que a imobiliária consiga transcender esse período, ou seja, buscar perpetuidade.”

 

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Dica para quem está começando

Com uma longa trajetória no mundo dos negócios e ampla experiência no  mercado imobiliário, Eduardo Barbosa deixou um recado para imobiliárias que estão no começo de suas caminhadas. O CEO destacou que é importante ter curiosidade quanto às transformações, estar alerta aos dados e também saber o que se quer entregar ao cliente. 

Qual proposta de valor quero entregar? Qual experiência quero entregar? A partir disso consigo conectar parceiros e a jornada se torna mais interessante, tanto para quem está começando quanto para o cliente. Nesse sentido, trabalhamos muito a questão de olhar para dados, que é primordial para quem está começando. Comece desde já a pensar como você quer trabalhar sua leitura de dados, pois isso vai fazer muita falta lá na frente se você não olhar desde o ínicio. 

Sigamos menos convictos e mais curiosos. Precisamos ser mais curiosos no mercado imobiliário. Tem muita convicção de que a gente sabe tudo, que a gente sempre fez assim. O que temos visto nesse momento de transformação é que precisamos ser mais curiosos e consumir produtos de outras fontes. Por isso a aproximação com ecossistemas de inovação é muito importante não só para os líderes, mas para a empresa e principalmente para os clientes da empresa, quando conseguimos traduzir isso em proposta de valor para o cliente.”

 

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