Home Equity: como funciona e como obter esse empréstimo utilizando o seu imóvel
Benefícios do home equity
O mercado de crédito está sempre em expansão e oferece inúmeras formas de se obter dinheiro emprestado. Entre elas, está o home equity, que é um empréstimo com garantia de imóvel. Comum fora do Brasil, esta modalidade ainda gera algumas dúvidas no país, por isso, hoje vamos explicar o que é o home equity.
O que é home equity?
O home equity é um empréstimo em que o cliente utiliza seu imóvel como garantia para obter crédito junto a uma instituição financeira. A principal vantagem dessa modalidade é a possibilidade de conseguir valores elevados, com prazos mais longos para pagamento e taxas de juros menores em comparação a outras formas de crédito, como o empréstimo pessoal ou o cartão de crédito.
No home equity, o imóvel permanece no nome do proprietário, mas é alienado à instituição financeira até que a dívida seja quitada. Isso significa que o banco ou a financeira tem o direito de tomar o imóvel, caso as parcelas do empréstimo não sejam pagas. No entanto, enquanto o empréstimo estiver sendo quitado corretamente, o imóvel continua pertencendo ao dono, que pode usá-lo normalmente.
Como funciona o home equity?
O funcionamento do home equity é relativamente simples. Veja o passo a passo para entender melhor:
- Avaliação do imóvel: A instituição financeira faz uma avaliação do imóvel para determinar seu valor de mercado. Normalmente, o valor do empréstimo pode ser de até 60% do valor do imóvel.
- Análise de crédito: Mesmo que o imóvel seja usado como garantia, o banco realiza uma análise do histórico de crédito do cliente, para assegurar que ele possui capacidade de pagamento.
- Oferta de crédito: Com a avaliação do imóvel e a análise de crédito aprovadas, a instituição financeira oferece um valor de crédito ao cliente. Esse valor pode variar de acordo com a política de cada instituição, mas geralmente está entre 30% e 60% do valor do imóvel.
- Formalização do contrato: Após a aprovação, o contrato é formalizado. O imóvel passa a ser alienado, ou seja, fica como garantia até que o empréstimo seja quitado.
- Liberação do crédito: Com o contrato assinado, o valor do empréstimo é liberado na conta do cliente, que pode usar o dinheiro como quiser, seja para reformas, investimentos ou até quitar outras dívidas com juros mais altos.
- Pagamento das parcelas: O cliente começa a pagar as parcelas de acordo com o prazo estabelecido no contrato. O prazo de pagamento do home equity pode variar de 5 até 20 anos, dependendo da instituição financeira.
Documentos necessários para solicitar o home equity
A documentação necessária para solicitar um home equity pode variar de instituição para instituição, mas normalmente segue a lista abaixo:
- RG e CPF do solicitante;
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência;
- Documentação do imóvel.
Vantagens do home equity
A principal vantagem desta modalidade de crédito é o valor que pode ser solicitado. Diferente de outras formas de empréstimo, com o home equity o interessado pode solicitar valores mais altos. Em grande parte das instituições o valor liberado gira em torno de 50% do valor do imóvel dado como garantia.
Além disso, como há um bem mais valioso como garantia, os juros são muito menores que os praticados em outros tipos de crédito no mercado. Em média, fica perto de 1% ao mes.
No home equity o valor solicitado pode ser usado de qualquer maneira. Ou seja, você pode destinar os valores para qualquer que seja sua prioridade no momento, em oposição ao financiamento para imóvel, por exemplo, onde você deve usar o dinheiro somente para aquilo.
Para completar, o prazo de pagamento também costuma ser maior. Em alguns casos o número de parcelas pode chegar a 240.
Home equity é a mesma coisa que hipoteca?
Não, home equity e hipoteca são produtos diferentes. Embora semelhantes, sejam empréstimos com garantia de imóvel, funcionam de maneiras distintas.
Enquanto no empréstimo com garantia o imóvel passa a ficar no nome da instituição, na hipoteca ele continua no nome de quem pediu o empréstimo. Dessa maneira, os riscos aumentam para o credor, o que faz com que os juros também sejam maiores.
Diferenças entre home equity e antecipação de aluguel
HOME EQUITY | ANTECIPAÇÃO DE ALUGUEL |
|
Saiba mais sobre a antecipação de aluguel |
Quando solicitar um home equity?
O crédito com garantia de imóvel é um tipo de crédito ideal para quem precisa de um empréstimo de alto valor. Sendo assim, você pode aproveitar esta modalidade e seus juros mais baixos.
Mas não esqueça, antes de adquirir qualquer tipo de empréstimo, tenha um bom planejamento financeiro. Entenda bem seu momento em relação às finanças e tome os passos com responsabilidade, assim você evita maiores riscos de ficar inadimplente e perder seus bens que foram colocados como garantia.
Como solicitar o empréstimo com garantia de imóvel?
A CashGO oferece essa modalidade a proprietários de imóveis locados ou à venda. Basta falar com uma das imobiliárias parceiras e solicitar o serviço ou falar diretamente com a CashGO.
Caso você seja uma imobiliária e quer começar a oferecer acesse link abaixo e torne-se parceiro: