Bianca Alves
04 ago. 2023 • 6 pm 23 min • Marketing Imobiliário

SEO para imobiliárias: Como captar mais clientes para a sua empresa

Utilizar SEO para imobiliárias é uma técnica mais do que bem-vinda para impulsionar o resultado orgânico da sua empresa na internet.
imagem SEO para imobiliárias: Como captar mais clientes para a sua empresa

CashGo_blog_miniatura_SEO

Ter um site empresarial e contas em redes sociais é um trabalho contínuo de criação, análise, otimização e repetição desse ciclo. Neste contexto, utilizar SEO para imobiliárias é uma técnica mais do que bem-vinda para impulsionar o resultado orgânico da sua empresa no cenário competitivo da internet.

A técnica de SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia importante para melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing. É por meio desta otimização que a sua imobiliária será encontrada mais facilmente por proprietários de imóveis, inquilinos e possíveis parceiros.

Apesar dessa técnica ser usada normalmente em contextos voltados para a criação de conteúdo em blog e redes sociais, o SEO também é muito importante para a conversão. Ao trabalhar descrições, fotos e localizações, a sua imobiliária será indexada em diferentes frentes, tendo uma maior exposição, o que é uma vantagem competitiva.

Veja a seguir o que é a técnica de SEO e como você pode utilizá-lo para captar mais clientes para a sua imobiliária.

Entendendo o SEO para imobiliárias

Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas, pode ser definido como um conjunto de estratégias e práticas aplicadas em um site ou conteúdo online para melhorar sua visibilidade e posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca. A principal finalidade do SEO é aumentar o tráfego orgânico, ou seja, atrair proprietários de imóveis e inquilinos de forma gratuita e qualificada.

Mas por que isso é importante?

Com a quantidade de informações que esbarramos todos os dias, é muito fácil um conteúdo ficar escondido, não chegando à superfície e, dessa forma, não trazer o retorno esperado. O excesso de informações entregues num buscador também pode dificultar que rapidamente os usuários saibam qual site devem acessar.

Sabemos que hoje tudo passa pela internet e, dessa forma, é preciso que o site e as redes sociais da sua imobiliária estejam não só atualizados, como otimizados para serem encontrados rapidamente pelo seu público de interesse. Portanto, vivemos em um mundo onde é cada vez mais desafiador para as imobiliárias estarem no topo das páginas de busca.

Nesse contexto, o SEO se tornou uma das estratégias digitais mais importantes para impulsionar a visibilidade de um negócio e atingir seu público-alvo de forma eficaz e com baixo custo. Ao conquistar posições mais altas nos resultados de busca, sua imobiliária tem a oportunidade de alcançar um maior número de proprietários de imóveis e inquilinos, o que pode levar a um aumento significativo de tráfego e, consequentemente, de oportunidades de negócios.

Estar a frente dos anúncios de outras imobiliárias pode não ser tarefa fácil, mas por meio do uso estratégico de palavras-chave é um resultado possível! Com trabalho contínuo e planejado, o seu conteúdo será encontrado nos mecanismos de busca, criando uma reputação forte para o seu site e trazendo, a longo prazo, um tráfego maior e mais qualificado.

A otimização adequada também torna o conteúdo mais relevante e valioso para o seu público, além de proporcionar uma experiência melhor no seu site. O próprio Google reforça que existe uma série de especificações a serem alcançadas pelas páginas na web para serem sugeridas em seus resultados de busca. Chamadas de Core Web Vitals, essas métricas avaliam a experiência dos usuários durante a navegação, e vão desde velocidade do site até a relevância do conteúdo criado.

Ninguém quer que o proprietário de um imóvel, ou futuro inquilino, entre no site e abandone o acesso depois de alguns segundos, não é mesmo? Então, estar por dentro dessas métricas faz toda a diferença no resultado que você irá obter a longo prazo.

Como otimizar o SEO da sua imobiliária?

O primeiro passo é entender o mercado imobiliário e quais palavras-chave você gostaria de trabalhar no seu site. É importante identificar termos relevantes que as pessoas costumam pesquisar ao procurar casas, apartamentos ou imóveis comerciais, a fim de trabalhar esses termos em seus conteúdos e páginas de produtos.

Sites como Answer the Public, Google Trends e o próprio Google Search Console do seu site podem trazer insights sobre quais palavras-chave você deve utilizar, pois apresentam a quantidade de buscas realizadas pelo público. O Search Console mostra ainda quais delas têm gerado tráfego e a posição média das páginas do seu site nos resultados orgânicos do Google.

Para os seus produtos, certifique-se de que cada página de imóvel tenha uma descrição única e atraente, juntamente com detalhes importantes como tamanho, localização, preço, diferenciais e outras informações relevantes.

Tenha em mente que pessoas buscam por algo em algum lugar. Portanto, use palavras-chave relacionadas ao imóvel específico para melhorar sua relevância nos mecanismos de busca, jamais esquecendo de incluir o bairro e a cidade do imóvel.

Detalhes que vem constar no catálogo de produtos

Exemplo de imóvel com descrição de localização, tipo, tamanho e outras especificações técnicas importantes.

Outro ponto importante é a criação de conteúdo relevante, informativo e de qualidade. Ter um catálogo de produtos é imprescindível, mas criar conteúdo em blog que possa complementar o trabalho de venda dos imóveis também é necessário.

Artigos sobre o mercado imobiliário local, guias de compra e venda de imóveis, tendências do setor e dicas para compradores e vendedores são alguns tópicos interessantes a serem explorados utilizando as técnicas de SEO para imobiliárias.

Como já mencionamos, analisar as métricas do site também auxilia no bom desempenho das páginas nos mecanismos de busca. Faça testes para entender se o seu site carrega rapidamente, pois isso é um fator importante para o SEO. O PageSpeed Insights é uma ótima ferramenta para fazer essa análise.

Pense primeiro na navegação pelo celular

Já faz um tempo que o Google prioriza sites que tenham ótimas experiências de navegação no celular. Portanto, além de ter uma boa velocidade, é crucial garantir que o seu site seja responsivo e se adapte a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets. Esse é o conceito Mobile First.

Quando mencionamos adaptação em diferentes dispositivos não significa, apenas, o texto de cada imóvel. É importante que as imagens sejam leves, carreguem rapidamente e possuam um posicionamento imutável ao longo da experiência na página.

É importante encontrar um meio-termo para os arquivos de mídia, usando imagens com boa qualidade dos imóveis, mas que também carreguem rapidamente. Sempre que possível, inclua vídeos de visitas virtuais aos imóveis, embedando de algum site externo como o YouTube.

Quando falamos em fotos e vídeos é importante, também, pensar nos metadados desses arquivos. Afinal, o Google indexa fotos em uma aba específica, e você quer que o imóvel da sua imobiliária também apareça por lá, certo?

Portanto, busque sempre otimizar os metadados dos arquivos incorporados em suas páginas, trazendo informações relevantes sobre o imóvel. Alguns exemplos que você levar em consideração:

1. Nomes de arquivo descritivos: Ao salvar as imagens e vídeos, use nomes de arquivo descritivos que incluam palavras-chave relevantes para o conteúdo. Por exemplo, em vez de usar uma série de nomes e números, ou uma palavra sem muito significado, use algo que denote o local onde o fica o imóvel ou o tipo do imóvel. Isso ajuda os motores de busca a entender do que se trata a imagem ou o vídeo e fortalece o SEO para imobiliárias.

2. Texto alternativo (ALT tags): Para imagens, adicione um texto alternativo (ALT tag) que descreva o conteúdo visual de forma concisa. Esse texto alternativo é usado pelo Google e Bing para entender o contexto da imagem, sendo também ótimo para acessibilidade do seu site. Pode acrescentar o tipo do imóvel (casa, apartamento, cobertura), cores, andares, bairro e outras especificações.

3. Título (Title tags): Você pode usar o título (Title tag) da sua foto para fornecer informações adicionais. O título deve ser relevante, informativo e incluir palavras-chave apropriadas. Siga as mesmas dicas dos tópicos anteriores quando pensar no título da imagem, mas não faça nada muito longo, buscando uma combinação de 3 a 4 palavras.

4. Geolocalização: Para fotos que mostram imóveis específicos, você pode adicionar metadados de geolocalização. Isso ajuda os mecanismos de buscas a entenderem a localização da foto.

Resumo sobre SEO para imobiliárias

O SEO para imobiliárias é um processo contínuo e pode levar tempo para que você consiga ver os resultados. Seja consistente e acompanhe as métricas de desempenho para ajustar sua estratégia conforme necessário.

Nada acontece do dia para a noite, mas certamente, com trabalho e otimização contínuos, você será capaz de ver os seus conteúdos terem um melhor rankeamento nos mecanismos de busca.

É importante reforçar também que focar em apenas uma das dicas acima pode não trazer o resultado esperado. O SEO para imobiliárias requer todos os passos que citamos, que vão desde a otimização do seu site dentro das métricas de melhores práticas estabelecidas pelos mecanismos de busca, até a escolha de conteúdos relevantes e valiosos para a sua audiência.

Ao fazer o balanço entre tecnologia e conteúdo, você verá que a sua imobiliária terá resultados ainda mais promissores, trazendo novos proprietários de imóveis, inquilinos e parceiros até o seu site de forma orgânica e eficaz, sem precisar investir grandes quantias de dinheiro em anúncios pagos.

TAG'S:Growth HackingGrowth ImobiliárioSEOtecnologia