Bianca Alves
27 nov. 2023 • 2 pm 48 min • Imobiliária ,Marketing Imobiliário ,Mercado Imobiliário

Como usar o ChatGPT para captar mais proprietários de imóveis

O ChatGPT, a inteligência artificial da OpenAI já faz parte da rotina de diversas organizações. Saiba como ela pode ajudar sua imobiliária.
imagem Como usar o ChatGPT para captar mais proprietários de imóveis

Como usar o ChatGPT para captar mais proprietários de imóveis

Se você nunca usou o ChatGPT, pelo menos já deve ter ouvido falar dessa ferramenta. Uma febre imediata logo após o seu lançamento, a inteligência artificial da OpenAI já faz parte da rotina de diversas organizações, auxiliando a automatizar tarefas operacionais.

O ChatGPT é uma das várias opções de inteligências artificiais disponíveis no mercado, e seu foco está na elaboração de textos com base em prompts. A ferramenta possui uma versão gratuita (3.5) com recursos focados apenas em texto e uma versão paga (4.0) com funções mais robustas, como escanear sites, ler fotos e arquivos PDF.

Além disso, a versão paga da ferramenta também possui um chatbot com respostas mais precisas que minimizam a chamada “alucinação da IA”, fenômeno que acontece quando a ferramenta não encontra uma resposta precisa e acaba inventando algo que não é real.

Por se tratar de uma IA generativa, o algoritmo vai aprendendo conforme a utilização. Se no início os textos estiverem muito repetitivos, é importante entender que o prompt precisa ser melhorado, com um direcionamento adequado e que traga mais informações, auxiliando o algoritmo a entender seus comandos e entregar melhores resultados.

Vale a pena usar o ChatGPT na sua imobiliária?

A resposta mais certeira é que sim, vale a pena. É importante pensar que a tecnologia vem como uma forma de ajudar em demandas cotidianas que possam ser automatizadas, minimizando esforços e garantindo que você tenha tempo para focar na parte estratégica das suas ações.

Por mais que a IA ainda não esteja 100% certa em todas as informações, ela certamente é de grande ajuda para gerar insights que tornem a produção de texto, planejamento de ações e até atendimento ao cliente mais rápido e efetivo.

Um exemplo claro disso é a descrição de um imóvel para venda ou locação. Quer tornar ele mais atrativo? Dê as informações ao ChatGPT e peça que ele desenvolva o texto com o tom e abordagem que você procura. Desta forma, você poupará tempo em uma tarefa operacional que pode contar com a ajuda da ferramenta.

Como usar o ChatGPT na captação de imóveis? 

O ChatGPT pode ser integrado em diversas áreas da imobiliária. Não só na área de marketing, para otimizar campanhas digitais, como, também, em áreas administrativas.

O importante é saber que a ferramenta deve ser um meio para tornar as suas criações mais atrativas e diminuir o tempo de uma tarefa operacional trivial, mas que ainda não é seguro delegar todo o trabalho a ela. Encontrar um balanço é primordial, pois, como mencionado, nem sempre a IA irá retornar resultados 100% isentos de erros.

Portanto, use a tecnologia como uma forma de aprimorar um processo que você já possui, o tornando ainda mais eficaz. Confira alguns exemplos:

  • Redação de e-mails: Um exemplo simples são as cadeias de e-mails disparados para captação de novos clientes. Se o seu retorno de conversão está sendo baixo, que tal pedir alguns insights para a ferramenta e ver qual feedback ela pode trazer? A partir desta análise você pode reestruturar o funil, usando novas abordagens ou até mesmo desempenhar um teste A/B para identificar qual redação traz mais impacto em seus diferentes públicos. Você pode pedir para que a ferramenta crie mais de uma versão para o mesmo texto, com tons e quantidades de parágrafos distintos, a fim de comparar qual deles se encaixa melhor com o lead que você quer converter.
  • Atendimento ao cliente: Várias redes sociais e aplicativos mensageiros disponibilizam uso de chatbots para que o cliente possa escolher opções e receber um atendimento direcionado. Com o uso da ferramenta, você pode pensar em novos textos, novas abordagens e formas de encurtar o processo de contato com seu público-alvo.
  • Apresentações: Para os corretores, o ChatGPT pode ser um grande aliado na organização de informações sobre determinado imóvel, encontrando formas chamativas e interessantes de apresentá-los aos clientes. Sabe quando você quer escrever uma apresentação chamativa, mas não está encontrando as palavras certas para isso? A ferramenta pode te ajudar nessa tarefa. Compartilhe com o chatbot os seus pensamentos e intenções em relação a aquele imóvel e como gostaria de apresentar o espaço para um futuro comprador.
  • Organização: Quer otimizar a organização de imóveis em planilhas? Peça para a ferramenta fazer isso para você. Com alguns comandos é possível criar uma planilha completa com o número de colunas que você precisa. É literalmente um ajudante para as demandas administrativas que você busca.
  • Marketing Digital: Quando falamos de marketing digital, a IA é outra grande aliada. Análise de dados, sugestões de geolocalização e orçamento, ajuda com legendas para posts e muitas outras funções podem receber um empurrãozinho com a ajuda dela.

Mas lembre-se: use o ChatGPT de acordo com as leis da LGPD. Não divulgue informações sigilosas na plataforma, não forneça dados que você não tem o direito de utilizar e use o bom senso sempre.

Como acessar o ChatGPT?

Acessar o ChatGPT é muito simples. Primeiro, você terá que criar uma conta no link https://chat.openai.com/auth/login. Com login e senha prontos, é só acessar o site e você será encaminhado para uma área igual ao da foto abaixo.

Na barra de mensagem você deve escrever o prompt que gostaria que o ChatGPT respondesse. É importante levar em consideração na hora de escrever o prompt algumas dicas muito úteis:

  • Seja claro e específico: Quanto mais detalhes você fornecer sobre o que está procurando, maior a probabilidade de obter uma resposta útil.
  • Forneça contexto: Contexto é fundamental. Seja objetivo sobre o que você está procurando e forneça informações adicionais relevantes para ajudar o chat a entender melhor o seu pedido.
  • Experimente diferentes formulações: Se não obteve a resposta desejada com um prompt, tente reformular sua pergunta de maneiras diferentes. Às vezes, pequenas alterações na linguagem podem levar a resultados distintos.
  • Use instruções passo a passo: Se estiver buscando uma resposta mais detalhada ou um processo passo a passo, considere dividir sua pergunta em etapas. Isso pode ajudar o chat a gerar uma resposta mais organizada..
  • Especifique o formato da resposta: Se você espera uma resposta em forma de lista, parágrafo, código ou outro formato específico, inclua essa informação no seu prompt. Isso ajuda a orientar o modelo na geração da resposta desejada.
  • Use tokens com sabedoria: Lembre-se de que há um limite de tokens por interação. Se o seu prompt for muito longo, você pode precisar encurtá-lo para garantir que o ChatGPT consiga processar a resposta adequadamente.

Portanto, tente criar prompts que sejam objetivos, fáceis de entender e não muito longos, especificando o contexto das informações que você procura.

Por exemplo: se você quiser uma comparação de mercado, você pode usar o seguinte comando: “Faça uma análise comparativa do mercado imobiliário local (acrescente localidade), destacando oportunidades únicas e tendências que podem interessar aos potenciais clientes”.

Para criar um FAQ para perguntas comuns dos clientes, use comandos como: “Forneça respostas detalhadas para perguntas comuns que os clientes têm ao procurar um corretor imobiliário / uma imobiliária. Inclua informações sobre o processo de compra/venda, financiamento e outros pontos importantes do processo”.

Use as respostas como um início de jornada. Interaja com a ferramenta e lapide os resultados, chegando assim no texto ideal para cada situação.

Quer continuar aprendendo sobre tecnologia e mercado imobiliário? Se inscreva no nosso Youtube.

 

TAG'S:Growth Imobiliárioimobiliária digitalInteligência Artificialmarketing imobiliário