Bianca Alves
08 jan. 2024 • 4 pm 35 min • Imobiliária ,Mercado Imobiliário

Mercado imobiliário internacional: tendências de 2024 para a sua imobiliária

Confira algumas das previsões e tendências para o mercado imobiliário internacional em 2024 e comece o ano preparado.
imagem Mercado imobiliário internacional: tendências de 2024 para a sua imobiliária

Mercado imobiliário internacional: tendências de 2024 para a sua imobiliária

No cenário em que vivemos, novas tendências surgem o tempo todo. Para nos mantermos atualizados é importante ter um olhar apurado não só para a nossa região, mas também para as novas estratégias aplicadas pelo mercado imobiliário internacional.

A dinâmica interconectada entre os países têm moldado não apenas a economia, mas também as ações inovadoras adotadas por profissionais do setor. Em meio a esse panorama, o ano de 2024 surge como um novo capítulo para os empreendedores do ramo, trazendo consigo uma série de tendências e insights provenientes dos mercados estrangeiros.

As tendências que emergem em outros países não apenas refletem a evolução natural do mercado imobiliário, mas também proporcionam uma visão única sobre as demandas e preferências dos consumidores, impulsionadas por fatores econômicos, sociais e tecnológicos.

Desta forma, o olhar atento às tendências do mercado imobiliário internacional não é apenas uma escolha sensata, mas uma necessidade para qualquer imobiliária que aspire a um crescimento sustentável e à adaptação contínua.

Confira algumas das principais tendências do mercado imobiliário internacional para 2024!

Investimento estratégico

Uma das principais tendências abordadas pelos especialistas internacionais para 2024 é o investimento estratégico. De acordo com a JLL, uma das características que irá marcar o ano será a capacidade dos profissionais do setor imobiliário em “executar estratégias ofensivas e defensivas, mobilizar recursos de forma eficaz e tomar decisões com convicção”.

Essa visão faz parte de uma consequência do ano de 2023, que viu altas nas taxas de juros e instabilidade na economia mundial. Ao mesmo tempo que o Brasil dá passos para uma economia cada vez mais forte em 2024, outros países estão em momentos de instabilidade devido a dívidas externas e mudanças políticas.

Portanto, de acordo com com a empresa, esse seria o momento de analisar os investimentos de maneira estratégica, optando por ações que possam alavancar o crescimento da empresa, mas com cautela. Esse pensamento se destaca por meio do tema principal no mercado imobiliário em 2024: oportunidades em meio ao desafio.

Desenvolvimento sustentável

Além da JLL, outras publicações também destacam o tema da sustentabilidade como uma das grandes tendências do mercado global em 2024. De acordo com a Entrepreneur, a sustentabilidade ambiental é uma consideração fundamental no setor imobiliário para este ano e irá dominar as discussões em todos os cenários.

De acordo com a publicação, os empreendedores que priorizarem a sustentabilidade, não apenas contribuindo para a conservação ambiental, mas também se alinhando às preferências de um mercado cada vez mais ecologicamente consciente, terão vantagens neste ano.
Já a Architectural Digest afirma que imóveis com design sustentável irão atrair ainda mais compradores, principalmente aqueles que apostam em elementos fora do comum para captar clientes que estão dispostos a arriscar.

Aluguéis de curta duração serão uma tendência ainda maior

Os famosos aluguéis de temporada podem se tornar cada vez mais comuns no dia a dia das imobiliárias. De acordo com a Entrepreneur, devido ao aumento no preço dos aluguéis ao redor do mundo e a escassez de propriedades para longos períodos, os empresários devem apostar na diversificação dos seus portfólios, buscando satisfazer a demanda de imóveis com aluguéis mais flexíveis.

Essa diversificação de portfólio não apenas minimiza os riscos associados à sazonalidade do mercado imobiliário, mas também capitaliza em oportunidades emergentes, proporcionando aos clientes um leque mais amplo de escolhas adaptadas às suas necessidades específicas.

A inclusão estratégica do aluguel temporário, portanto, deve se tornar uma realidade na maioria das imobiliárias, fortalecendo a posição competitiva da organização para navegar pelas nuances do mercado contemporâneo.

Continue focando em tecnologia

Se existe um segmento que não vai desacelerar em 2024, esse é o da tecnologia. O mercado de Inteligência Artificial tende a crescer ainda mais nos próximos anos, e o mercado imobiliário não ficará de fora dessa revolução.

Em um artigo recente publicado pela Forbes sobre gerenciamento de propriedades, o uso da IA está cotado como uma das principais tendências dos próximos anos do mercado imobiliário internacional.

De acordo com o autor, a IA pode ajudar em tarefas como:

  • prever operações de manutenção, vida útil e ciclos de vida dos ativos;
    comportamentos dos inquilinos;
  • flutuação do mercado;
  • otimização de taxas de aluguel e preços sazonais.

Isso para citar apenas algumas das possibilidades!

Além disso, a blockchain pode finalmente se tornar uma realidade no dia a dia das organizações. Ainda sendo algo nichado, o sistema pode revolucionar para sempre as etapas administrativas desempenhadas pelas imobiliárias.

De acordo com a Entrepreneur, os contratos inteligentes executados por meio da blockchain tem potencial de acelerar processos, reduzir custos e acabar com a necessidade de intermediários. Isso só é possível porque o sistema proporciona um registro imutável e transparente de todas as transações, reduzindo o risco de fraude e garantindo a autenticidade das documentações.

A descentralização inerente à tecnologia da blockchain também aumenta a segurança, uma vez que os dados não estão armazenados em um único ponto vulnerável a ataques.

Espaços co-living

Por fim, a última tendência em alta em 2024 para o mercado imobiliário internacional é o mercado dos espaços co-living, ou também chamados de espaços flexíveis.

Em um ambiente de co-living, os residentes geralmente compartilham uma casa ou um edifício onde têm espaços privados, como quartos individuais, e áreas comuns, como cozinhas, salas de estar e banheiros. Essa modalidade de moradia promove a colaboração e a criação de comunidades, e também é uma opção mais viável frente aos custos elevados do aluguel de alguns imóveis.

De acordo com a Entrepreneur, é importante que as imobiliárias pensem em investir em imóveis que atendam a essa demanda, buscando oferecer aos inquilinos espaços adaptáveis, ​​que possam atender não só a necessidade de moradia como também de escritório, visto que muitos desses profissionais trabalham home office.

Um mercado em constante mudança com foco na inovação

Em 2024, mais do que nunca, as imobiliárias que buscam prosperar devem abraçar a mudança e aprimorar suas práticas com base nas experiências bem-sucedidas no mercado imobiliário internacional.

Monitorar as tendências não é apenas uma prática prudente, é uma fonte valiosa de inspiração e conhecimento, oferecendo oportunidades únicas para a inovação, destacando a sua imobiliária perante a concorrência.

Curtiu esse conteúdo? Conheça também o nosso canal no YouTube:

TAG'S:gestão imobiliáriamercado imobiliáriovantagens de imobiliárias