Como a sua imobiliária pode ser mais eficiente na era da Inteligência Artificial
Como a sua imobiliária pode ser mais eficiente na era da Inteligência Artificial
Inteligência Artificial (IA) generativa é a tecnologia do momento. Ao tornar a interface com o usuário mais acessível e pronta para ser utilizada, as ferramentas se tornaram uma nova febre e tem ganhado espaço na maioria das organizações.
No setor imobiliário, a realidade não poderia ser diferente. IA deixou de ser algo distante e passou a ser um must have, algo que todo mundo precisa olhar e usar.
Ao aprender a ir além da Inteligência Artificial tradicional, que é uma forma de tornar as tarefas do dia a dia menos manuais, as imobiliárias podem ganhar mais tempo para focar nas demandas que são o core da sua organização.
Neste artigo, conversamos com Luís Felipe Veloso, Chief Operations Officer da Morada.ai, sobre como utilizar as variações mais recentes da tecnologia e as principais dicas para quem está começando neste segmento.
A Morada.ai existe desde 2021 e fornece soluções tecnológicas especializadas e customizáveis para imobiliárias. Por meio da M.I.A, a IA de atendimento desenvolvida pela empresa, as imobiliárias podem ter um processo de qualificação de leads no WhatsApp de forma automatizada e com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Entenda a Inteligência Artificial generativa e seus benefícios
A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, requerem a inteligência humana como um de seus fatores principais.
A IA tradicional se baseia, principalmente, em algoritmos que seguem regras predefinidas para resolver problemas. Esses sistemas são projetados para evoluírem a partir do aprendizado de máquina, reproduzindo padrões e executando ações pré-determinadas pelos estudiosos da área.
Por outro lado, a IA generativa é uma abordagem mais recente e que se tornou uma febre mundial após o lançamento do ChatGPT. Esse modelo de Inteligência Artificial permite que qualquer pessoa interaja com a tecnologia, gerando seus próprios insights e descobertas durante o processo.
Desta forma, em vez de simplesmente analisar e processar informações existentes, os modelos de IA generativa são capazes de criar novos exemplos, provendo informações relevantes para quem consulta a ferramenta.
Portanto, enquanto a IA tradicional consegue executar tarefas específicas e bem definidas, como reconhecimento de imagem ou tradução de idiomas, a IA generativa tem como foco a criação com base em comandos, os chamados prompts. Isso inclui a criação de imagens, música, texto e até mesmo vídeos.
Inteligência Artificial na imobiliária: por onde começar?
A rotina da imobiliária inclui diversos pontos distintos como a venda e locação de imóveis, o recolhimento de documentação e o relacionamento durante o pós-venda. Para o gestor, que já enxerga essa grande quantidade de processos diferentes em sua jornada, a IA pode parecer algo muito difícil de incorporar.
Entretanto, para Veloso, existem alguns passos simples que o gestor pode começar a aplicar, tornando a Inteligência Artificial em algo mais intuitivo no seu dia a dia.
Algumas dicas práticas são:
Usar o ChatGPT diariamente
A ferramenta do ChatGPT é gratuita e acessível a todos. O uso dessa tecnologia no cotidiano mudará a forma como os colaboradores trabalham, desburocratizando dinâmicas.
Alguns exemplos de uso do ChatGPT são:
- Escrever um e-mail para um cliente;
- Preparar uma mensagem de captação;
- Melhorar o anúncio ou descrição de um imóvel no seu site ou redes sociais;
- Otimizar planilhas ou documentos.
Google Gemini para descrever fotos de imóveis
Uma nova ferramenta de IA generativa que chegou ao mercado é a Google Gemini. A ferramenta possui um recurso de visão computacional, onde é possível fazer upload de uma foto e a IA “enxergar” o que tem nela.
A partir dessa análise, a ferramenta irá criar um texto descrevendo a foto ou as características do imóvel, o que tornará o seu trabalho mais simples e eficiente.
Buscar ferramentas de transcrição de reuniões com clientes
Existem inúmeras ferramentas de transcrição que podem transcrever áudios de reuniões. “Você usa alguma para anotar tudo que conversou com seu cliente e pronto, acabou dificuldade no dia a dia pra lembrar tudo que ele falou”, explicou Veloso.
Outra dica do especialista é utilizar as próprias ferramentas para receber insights. Um prompt que pode ser utilizado na pesquisa é “Como eu posso usar IA em minha imobiliária para aumentar minha eficiência? Me dê uma lista com 10 itens”.
Desta forma, a ferramenta irá apresentar soluções para o problema existente e você poderá aplicar as dicas em sua imobiliária.
Otimizando processos: aperfeiçoando o uso da Inteligência Artificial
Passando da fase inicial de conhecimento sobre a IA no contexto imobiliário, os gestores podem iniciar a sua familiarização no uso da tecnologia para otimização de processos mais elaborados.
Quando existe um questionamento sobre onde usar a Inteligência Artificial na imobiliária, os gestores acabam pensando primeiro em vendas. Entretanto, existem caminhos menos óbvios que também merecem a atenção dos profissionais.
Um dos exemplos utilizados por Veloso está relacionado ao setor financeiro da organização. Com o ChatGPT é possível melhorar planilhas já existentes, pedindo para a IA implementar fórmulas melhores ou criar um Macro (VBA) que automatize cálculos e análises.
Desta forma, uma tarefa manual se torna, com poucos cliques, uma tarefa automatizada. “Esse é só um exemplo fora de vendas, mas convido você a pensar em algo que faz no seu dia a dia, que seja manual, que pode ser substituído ou automatizado”, explicou.
Experiência do Cliente
Além dos processos internos, a Inteligência Artificial também pode auxiliar na experiência do cliente com o atendimento e a melhoria de soluções da imobiliária.
Um dos principais benefícios dessa tecnologia é aproveitá-la no atendimento real time, utilizando a IA para atender os clientes durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Embarcar a IA em seus processos de atendimento pode simplificar a forma como hoje o seu cliente se relaciona com a imobiliária, viabilizando que a tecnologia passe instruções objetivas para inquilinos e proprietários sem que ele tenha que esperar por um atendente em horário comercial, nem ficar preso no looping do Chat Bot.
A MIA, IA desenvolvida pela Morada, possui a habilidade de atender os clientes, simulando um atendimento online tradicional. “Ela faz isso em linguagem livre, ou linguagem natural, inclusive entendendo áudios. Ou seja, você tem uma IA conversando com os clientes no Whatsapp com uma experiência extremamente livre e de alto nível, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, explicou,
Principais desafios da implementação de IA nas imobiliárias
A IA generativa possui muitos benefícios, como bem citamos. Entretanto, ela também possui vários desafios em sua implementação.
De acordo com Veloso, na hora de embarcar novas soluções digitais nas imobiliárias, a implementação e adesão esbarra em dois pontos: cultura e técnica. Para o especialista, os profissionais ainda não entendem que a IA é uma tecnologia diferente do usual e que, desta forma, ela necessita de processos únicos de funcionamento.
O especialista também explica que, muitas vezes, a IA já faz todo o processo de atendimento do cliente, recolhendo os dados importantes e sintetizando boa parte do processo manual. Entretanto, quando o lead chega ao corretor, ele acaba fazendo todo o processo novamente.
“Se o corretor que recebe esse cliente fizer esse processo novamente e perguntar tudo de novo, qual o sentido da solução? Vamos diminuir a eficiência da solução. Temos um jeito muito claro de resolver isso: treinando os corretores e envolvidos no processo”, explicou.
Portanto, os corretores e profissionais envolvidos com as novas tecnologias precisam estar cientes de como utilizá-las adequadamente, tornando sua inserção fluída e realmente otimizada na organização.
Tenha atenção com a parte técnica
Além disso, a parte técnica também é muito importante, principalmente quando falamos de estruturação das informações da imobiliária. Veloso explica que, para usar a IA da melhor forma é importante ter informações bem organizadas, como textos, informações sobre imóveis e outros dados importantes.
Se a imobiliária busca fazer predições de mercado, com o uso de ferramentas de machine learning, também é necessário que os bancos de dados estejam bem estruturados. “Isso é um desafio, pois a maior parte das empresas não possui bancos organizados e não tem uma cultura data driven”, acrescentou.
A IA preditiva, que concebe previsões para auxiliar organizações em seus objetivos, é um conjunto de metodologias que utilizam bases de dados para criar esses insights.
Com base nos dados fornecidos e na aplicação da metodologia, é possível para a imobiliária visualizar um cenário futuro de uma maneira mais robusta e sem tanto achismo, usando seus próprios dados, e estatísticas, a seu favor. Com um plano de ação baseado em dados é possível otimizar recursos e melhorar a performance operacional.
Inteligência Artificial e o futuro do mercado imobiliário
Para Veloso, o uso da Inteligência Artificial generativa no mercado já é um caminho sem volta, principalmente na esfera de atendimento virtual personalizado. O mais provável é que esse modelo se torne o novo normal para o mercado, potencializando ainda mais o atendimento aos inquilinos e proprietários.
O uso da Inteligência Artificial a longo prazo poderá também gerar novas soluções, em outras frentes, com ferramentas ainda mais customizadas e assertivas. É um mundo completamente novo que tende a garantir ainda mais resultado para os profissionais que estão atentos ao mercado.
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