Tráfego Pago: saiba como aplicar na sua imobiliária
Tráfego Pago: saiba como aplicar na sua imobiliária
A internet se tornou uma maneira mais simples, rápida e barata de anunciar produtos e serviços, ampliando o escopo de Marketing das imobiliárias sem depender de um orçamento robusto. Hoje em dia é possível fazer campanhas de Tráfego Pago para a sua imobiliária com pouca verba, encontrando o proprietário, ou inquilino, no momento certo em que ele está procurando por você.
Os avanços em tipos de anúncios, ferramentas e formas de utilizar facilitaram muito para que pequenos negócios fossem descobertos nas primeiras páginas do Google. É claro que adotar as melhores estratégias de SEO ajuda o seu site a estar bem posicionado na busca orgânica, mas o Tráfego Pago pode levar a sua imobiliária ainda mais longe.
Apesar dos benefícios, muitas empresas ainda têm dúvidas de por onde começar a aplicar estratégias de Tráfego Pago, principalmente por não terem uma equipe de Marketing dedicada a essa função. Felizmente, as ferramentas de anúncios são bem intuitivas e é possível criar campanhas efetivas mesmo sendo iniciante nesse segmento.
Entenda em nosso artigo como a sua imobiliária pode aproveitar o Tráfego Pago para potencializar a captação de imóveis e clientes, gerando renda sustentável a médio e longo prazos.
Tráfego Pago para imobiliária: por onde começar?
É importante que você entenda como o Tráfego Pago funciona e como ele pode auxiliar a sua imobiliária a captar novos proprietários e inquilinos para a sua carteira de clientes. Cada plataforma funciona de uma maneira, e isso exige que você tenha um olhar estratégico sobre como se posicionar em cada uma delas.
De forma simplificada, o Tráfego Pago é uma modalidade de divulgação online onde você cria anúncios em buscadores como o Google, e em redes sociais como Facebook e Instagram, para atingir o seu público de interesse. Para tanto, você precisará ter um orçamento definido e um plano de aplicação a médio e longo prazos, buscando ter um maior retorno do seu investimento.
Esse ponto é de extrema importância e você precisa pensar nele antes mesmo de iniciar sua conta, pois as campanhas de anúncios não terão os melhores resultados logo no primeiro mês. Se você pretende investir em anúncios pagos é importante que o faça de maneira constante e focando principalmente em objetivos de médio ou longo prazo.
Muitas pessoas acreditam que fazer um investimento em um único mês é garantia de ter resultados incríveis como outras empresas do mesmo ramo. A verdade é que se você não tiver consistência, nenhum resultado é sólido. Portanto, pense bem em suas metas, objetivos e o quanto de orçamento você possui para aplicar nessa frente de atuação com recorrência.
Uma grande vantagem dos anúncios online é que eles são uma mídia muito mais barata do que um outdoor ou um comercial de televisão. Hoje em dia é possível, até mesmo, contar com a criação automatizada de anúncios, o que pode facilitar o trabalho do profissional dentro da imobiliária mesmo que ele não entenda de design.
Com a expansão das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, você também pode contar com assistentes online que auxiliam na criação de textos para os anúncios da sua imobiliária, produzindo diversas legendas diferentes que você poderá testar e entender qual delas traz mais retorno.
Essa é outra dica de ouro para quem está iniciando na criação de anúncios: testar diferentes combinações de artes e legendas – o que os profissionais chamam de “criativos”. É importante aplicar testes A/B para entender qual dos seus anúncios traz um melhor retorno de acessos no seu site ou preenchimento de cadastros. Desta forma, você poderá aumentar o orçamento naquele criativo que trouxer mais retorno. Isso gerará insights que permitem entender melhor seu próprio público.
Portanto, quando falamos de onde começar, é essencial que você pense em um planejamento de médio e longo prazo para a execução da sua estratégia de mídia. Este planejamento deve conter:
– Orçamento: Defina um orçamento para suas campanhas de Tráfego Pago. Para imobiliárias pequenas é importante começar com um orçamento que seja confortável e que permita experimentação.
– Perfil de público: Construa um perfil ideal de cliente que você gostaria de impactar com seus anúncios. É possível que cada imóvel que você anunciar possua um perfil diferente de público e, portanto, você deve adequar a sua estratégia de forma a encontrar essa segmentação ideal.
É importante constar no perfil de público dados como faixa etária, localização, renda, momento de vida (recém-casados, estudantes etc) e interesses que você acredita que podem aproximar o seus anúncios do impacto desejado. Após os primeiros testes, comece a analisar os insights para que o público se baseie cada vez mais em dados confiáveis. Use esses insights para aplicar estratégias de Growth Hacking na sua imobiliária.
– Canais: Escolha quais as redes sociais, ou buscador de pesquisas, você quer investir o seu orçamento. É importante traçar metas e objetivos claros para cada um deles, fazendo com que suas campanhas atendam os resultados desejados.
– Palavras-chave relevantes: Pesquise palavras-chave relevantes para o seu nicho. Use ferramentas como o Planejador de Palavras-chave do Google para identificar termos que as pessoas usam para buscar imóveis similares ao que você está anunciando.
– Período de execução: Observe o calendário de datas importantes para sua imobiliária, e para o mercado imobiliário, e pense em ações que possam potencializar os seus resultados de tráfego pago. Feriados, festividades e outros aspectos sazonais como Black Friday podem ser úteis para anúncios promocionais, ofertas de imóveis mais acessíveis ou outras especificidades que possam ser apreciadas pelo seu público.
Quais são as melhores ferramentas de Tráfego Pago para imobiliárias?
A definição sobre qual rede social, ou rede de pesquisa, que você fará seus anúncios precisa estar em conformidade com seu público de interesse. Entendendo qual público você quer atingir, se torna mais fácil escolher qual rede será o foco do seu investimento.
Entretanto, existem ferramentas universais e amplamente utilizadas por diversas imobiliárias e empresas do ramo imobiliário num geral. São elas:
– Google Ads: O Google Ads é uma das ferramentas mais poderosas para publicidade online. Ele permite que você crie anúncios que apareçam no topo dos resultados de pesquisa do Google, direcionando pessoas que procuram por imóveis em determinada região.
O Google Ads também funciona por meio de anúncios de display (imagens em sites parceiros), shopping e vídeos (YouTube). Considere todas as frentes de atuação que sua imobiliária gostaria de aplicar e escolha palavras-chave e canais relevantes para os seus objetivos.
– Meta Ads: O Meta Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, todos produtos da mesma empresa. É por meio dessa ferramenta que você poderá criar anúncios mais direcionados, definindo interesses, localização e outros detalhes importantes do seu público.
Por se tratarem de redes sociais extremamente populares, o alcance dos anúncios da Meta é imenso, possibilitando impactar ainda mais pessoas utilizando bases de e-mails e outros públicos personalizados.
– LinkedIn Ads: Pouco falada, mas extremamente poderosa, O LinkedIn Ads é a ferramenta ideal para as imobiliárias interessadas em atrair compradores, investidores e proprietários de imóveis. A ferramenta possui segmentações muito específicas, pois é possível escolher entre cargos, formações, comportamento e muitas outras características de público. É um dos recursos mais essenciais na atualidade.
Todas essas redes oferecem oportunidades para criação de remarketing de público, utilizando os dados do site da sua imobiliária (ou outras listas personalizadas que você possua), para impactar esses possíveis clientes novamente. Desta forma, você reforça a lembrança da sua marca e pode aumentar as suas chances de conversão.
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Como criar um bom anúncio para a sua imobiliária?
A criação de um bom anúncio vai depender da definição de público, escolha de posicionamentos adequados dentro das plataformas e da qualidade do seu conteúdo.
Além disso, se você pretende criar anúncios levando para o seu site, é crucial que a sua imobiliária possua uma página de carregamento rápida, adaptável para celular e com informações relevantes. Isso evita que o proprietário ou inquilino desista de acessar o seu conteúdo.
Focar nesses detalhes pode ser a diferença entre um anúncio bem-sucedido e uma campanha com baixo engajamento. Se você acredita que seu site não está em condições de receber uma quantidade significativa de tráfego, você poderá utilizar as ferramentas nativas das redes sociais para criar formulários personalizados ou redirecionar para contato no seu WhatsApp Business, por exemplo.
Essas decisões devem estar mapeadas no seu planejamento, que é o primeiro passo antes de iniciar qualquer campanha paga. Ao escolher a rede e o destino do anúncio, é hora de pensar nos detalhes da sua campanha. Considere este passo a passo:
– Defina objetivos claros: É essencial definir objetivos claros e mensuráveis antes de iniciar qualquer campanha de Tráfego Pago. Exemplos: aumentar o número de leads ou acessos ao site, gerar mais consultas de determinado imóvel ou fortalecer o reconhecimento da sua marca (Branding).
– Segmente bem o seu público: Use os recursos de segmentação de público para direcionar seus anúncios às pessoas que têm mais probabilidade de comprar ou alugar imóveis na sua área. Considere também fatores demográficos, geográficos e interesses ao segmentar.
– Crie anúncios relevantes: A relevância é fundamental. Crie anúncios que correspondam às necessidades e desejos do seu público-alvo. Destaque características únicas das propriedades e ofereça soluções para os potenciais compradores ou inquilinos.
– Pense em bons títulos: Sempre use a máxima “o que eu pesquisaria no Google para achar esse resultado” e pense em títulos que se adequem a esse pensamento. Para ter sucesso na criação de anúncios é importante se colocar no lugar do proprietário e inquilino e o que ele pode estar procurando.
– Priorize boas fotos: Ninguém se interessa por um imóvel que não consegue ver os detalhes. Capriche nas fotos, mostre os diferenciais do local e conquiste o cliente dos seus sonhos.
– Pense em bons CTAs: O famoso “call-to-action” entra em cena para convencer o proprietário ou inquilino a clicarem no seu anúncio. Crie textos que tenham um bom gancho final, com uma chamada de ação para que o possível cliente seja movido pela curiosidade. Saiba Mais, Visite Agora, Confira as Últimas Unidades e chamadas nesse sentido podem fazer toda a diferença no seu anúncio.
Como otimizar anúncios ao longo do tempo?
Após finalizar a construção da sua campanha de Tráfego Pago e colocá-la no ar, é essencial acompanhar diariamente os resultados. No entanto, evite ao máximo mudar as configurações dia após dia, pois os algoritmos dos anúncios digitais precisam de alguns dias para refinar bem a estratégia. Se esse processo for constantemente interrompido, sua verba não será bem aplicada.
Portanto, deixe para fazer ajustes na campanha após passados no mínimo 7 dias. Dessa forma, o algoritmo terá refinado a entrega e, caso você não obtenha os resultados desejados, terá insights mais qualificados para aperfeiçoar as próximas campanhas.
Para iniciantes que nunca tiveram contato com ferramentas de anúncios e estão começando a usar agora, é aconselhável começar com um orçamento controlado. Isso permite que você aprenda como as campanhas funcionam sem arriscar grandes quantias de dinheiro. Use ferramentas de análise, como o Google Analytics, para monitorar o desempenho de suas campanhas. Preste atenção às métricas-chave, como taxas de cliques (CTR), taxas de conversão e custo por aquisição (CPA).
Ao longo do tempo, ajuste suas palavras-chave com base no desempenho. Remova palavras-chave que não estão gerando resultados e concentre o foco naquelas que estão trazendo retornos positivos. E como já falamos, experimente diferentes criativos de anúncios, títulos e imagens para descobrir quais são mais eficazes. O teste A/B pode ajudar a determinar qual versão funciona melhor.
Está sem ideias? Observe o que seus concorrentes estão fazendo e aprenda com as estratégias utilizadas por eles. Essa atitude, que chamamos de benchmarking, pode fornecer insights valiosos sobre o mercado e as táticas que estão funcionando no ramo imobiliário, melhorando assim as campanhas de tráfego pago da sua imobiliária.
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