Dia do Consumidor – Entenda o que vale a pena comprar nessa data
Imagem: Megafone-dia -do -consumidor
Estamos bem próximos do Dia do Consumidor, uma data que gera um volume imenso de compras na internet e nas lojas físicas, com uma série de promessas de descontos e condições de pagamento. Mas, afinal, o que vale a pena comprar?
Além das possibilidades de excelentes aquisições, esse dia traz muito sobre os direitos do consumidor. No conteúdo de hoje vamos trazer dicas valiosas a respeito da data para que você entenda o que vale a pena comprar.
Fique com a gente e boa leitura.
Como surgiu o Dia do Consumidor
Você sabia que o dia do consumidor se originou de um discurso de John Kennedy? Em 1962, o então presidente dos Estados Unidos defendeu quatro pautas de interesse dos consumidores: direito à segurança, informação, escolha e direito a ser ouvido
Após isso, a mensagem gerou tantas discussões e debates que foi criado um dia oficial: o Dia Internacional do Direito dos Consumidores (lançado, no entanto, no ano de 1983). Foi através do discurso e oficialização que foi possível reforçar o direito que cada pessoa como consumidora.
O Dia do Consumidor é comemorado todo dia 15 de março. Por ser uma data muito importante para o comércio, é considerada a Black Friday do 1º trimestre, sendo muito aguardada pelos comerciantes. É por isso que muitos locais apostam nas prorrogações, como a semana do consumidor e até mês do consumidor.
O que é ofertado no Dia do Consumidor
É muito comum perceber no Dia do Consumidor aumentar a busca por produtos que exigem um investimento maior, como eletrônicos, eletrodomésticos e smartphones. Para fisgar os clientes, os lojistas oferecem condições especiais, facilitando ainda mais a decisão de compra das pessoas no Dia do Consumidor, deixando ele sem saber o que vale a pena comprar.
Normalmente, as condições são:
parcelamento estendido;
frete grátis;
promoções e super descontos;
cashbacks e cupons;
seguro e/ou garantia estendida com condições especiais.
Mas afinal, o que vale a pena comprar nessa data?
As projeções de compras podem variar com datas sazonais, ou o período do ano, contudo, segundo dados do Zoom, site voltado para a pesquisa, comparativo, proteção do consumidor e mais, as pessoas estão de olho nos seguintes itens:
Celulares
Videogames
Geladeiras
Máquina de lavar
Ar-condicionado
Mais sites com essa facilidade
Existem outros buscadores que facilitam a vida do consumidor e oferecem comparativos, além do acúmulo de cashback. São eles:
Bancos tradicionais e digitais também criaram suas soluções e oferecem cashback para seus clientes. Por sua vez, isso se dá através do uso dos cartões de crédito das instituições, para que, desta forma, o cliente consiga aplicar em fundo de investimentos, fazer novas compras e, até mesmo, utilizar em viagens.
E como faço para comparar preços?
Por falar no Zoom, existem uma série de sites que fornecem esse serviço de pesquisa e comparativo de preços. Através dele, é possível acompanhar o item (ou itens) de sua preferência, acompanhar os valores e as lojas com as melhores condições.
Ainda, segundo esses facilitadores, você pode formatar uma régua de preço ideal para o seu bolso e criar um alerta. Quando a loja chegar naquele preço ou próximo dele, é enviado ao seu e-mail uma notificação.
Outra possibilidade bem interessante desses sites é extensões, são os cashbacks. Cashbacks é uma forma de acumular bônus de suas compras para que, assim, adquira outras novas ou resgate o dinheiro acumulado em dinheiro.
Dicas para fazer boas compras e não cair em ciladas
# Pesquisa antes da data
Muito bom avaliar os preços dos objetos de seu interesse antes do dia, assim você pode ter a certeza de realizar um ótimo negócio
# Faça comparativos
Nunca olhe apenas uma loja: seja ela física ou online, se tiver a oportunidade, vá em outras lojas para comparar os valores pedidos, bem como as opções oferecidas para a compra
# Olhe a reputação das lojas
Se for comprar online, vale a pena olhar a reputação da loja e, assim, evitar maiores dores de cabeça.
# Fique atento às suas dívidas:
Lembre-se: antes de realizar qualquer nova compra é importante analisar como andam as finanças. Desta forma, se precisa comprar itens novos.
Contudo, caso o dinheiro está curto, a Antecipação de Aluguel pode te auxiliar na organização do seu orçamento e facilitar o seu dia a dia. Acesse aqui para saber mais.